vendredi 31 décembre 2010

Antes do renascer...


Cada ano que passa é um ano que passa (esta evidência MERECIA ser enunciada!). Cheio de momentos carregados das emoções mais diversas, da alegria à tristeza, do desespero à felicidade extrema, da resignação ao combate, da contemplação à acção...

2010 não foi diferente dos precedentes. Um pouco de tudo, passos pequenos e seguros em direcção aquilo que queremos, em que nos queremos tornar. Crescer não é um processo repentino e finito, mas sim lento, longo, demorado e eterno... e só cessamos de aprender e de evoluir aquando do nosso último suspiro. Enquanto aqui estamos, enquanto podemos crescer, enquanto podemos partilhar com os que nos são queridos o bom e o menos bom da vida, devemos ser gratos, e lutar cada dia por um HOJE sorridente e um AMANHÃ melhor... É o próprio do ser humano querer sempre mais; o importante é sabermos que mais queremos, e sobretudo COMO o queremos.

Eu quero mais para mim, para os meus, família, amigos, leitores. Mais da vida, mais de tudo de bom que ela possa oferecer. Mas para isso, acho que me devo comportar de modo a criar círculos virtuosos, promovendo à minha volta tolerância, empatia, solidariedade, amor ao próximo, e todo um leque de "mariquices" que hoje em dia são consideradas obsoletas mas que para mim devem ser a base do nosso comportamento. São os meus VALORES. Erro muito, peco muito, falho muito. Peço perdão por isso, e ajuda a todo e qualquer um que me possa auxiliar a tornar-me um Homem melhor. Estou no princípio do caminho. Ou talvez não tão no princípio. Mas ainda preciso de aprender MUITO!

Agradeço desde já as inúmeras pessoas que contribuíram para fazer do ano findo aquilo que ele foi; agradeço aos que me encorajaram, aos que me desestabilizaram, aos que me apedrejaram e quiseram ver cair, aos que me levantaram quando disso precisei; agradeço aos que erraram de boa fé, aos que erraram de má fé, aos que me mostraram o caminho, aos que não me deixaram no chão quando nele me viram. Agradeço à minha família que me amou, acarinhou, suportou, aos meus amigos, novos e velhos, que me aconselharam, ajudaram a espairecer e a ver a vida com outros olhos, sob outro prisma. E sobretudo, aos meus leitores, que com paciência acompanharam, leram, comentaram os meus devaneios ao longo das linhas. Vocês são também essenciais ao meu equilíbrio.


Que 2011 vos traga muito mais do que aquilo que almejam, e que ao nascer do dia de amanhã, comece uma nova etapa, um novo desafio de 365 dias renováveis daqui a exactamente um ano!

BOAS ENTRADAS, TUDO DE BOM PARA TODOS NÓS!


mardi 14 décembre 2010

Lusofonia: expliquem me lá como se eu tivesse 4 anos...

- Mas afinal o que é essa história de lusofonia? É o facto de falarmos português, é? Todo aquele que fala português é lusófono, é isso?

- Pode ser. É o ponto de partida. Mas acho que a lusofonia é antes de tudo, um processo histórico e vivo, que começou aquando das expedições marítimas portuguesas, e desde então, não tem parado de evoluir. Não contentes de levarem os seus negócios, os portugueses levaram por Oceanos fora, aquilo que define um povo: a sua língua, os seus costumes, a sua cultura.

- Peraí... Então tás ma dizer que a tal lusofonia que tem vindo a ser promovida não passa da continuação do colonialismo português? Da imposição e permanência da cultura destes aos povos que colonizaram??

- Não! Eu disse que foi um ponto de partida. É inegável que, se hoje se fala português em terras tão longínquas como o Brasil, Macau, Angola, Moçambique, etc... é porque houve esse processo de Descobrimentos, comércio, colonização. Tudo isso marcou perduravelmente os destinos de todos os povos envolvidos, quer sejam os portugueses, quer sejam os autóctones que eles encontraram em cada porto. Mas hoje, a Lusofonia é mais uma mistura, uma miscelânea de tudo o que constitui a(s) cultura(s) desses povos. Todos eles enriqueceram a lusofonia com palavras, sons, sabores, cores, visões, modos de pensar e de viver. A Lusofonia é uma obra em constante evolução, é pôr à mesma mesa pastel de bacalhau e cachupa, regado com maruvo ou vinho verde, ao ritmo de um semba ou duma marrabenta; é estabelecer um acordo ortográfico pra melhor o desacordar, é viajar até Goa com o Camões, andar descalço no Moçambique Sonâmbulo de Mia Couto, rever o Makulusu na prosa do Luandino Vieira, ver a areia vermelha que se levanta a cada correria pelos musseques de Luanda; é combater com a determinação de Amílcar Cabral, é curtir a nonchalante morabeza cabo verdiana ao som dum batuco animado; é atravessar o Atlântico e reencontrar em Salvador da Bahia a ginga africana, os sabores do mufete agrementado de especiarias da Amazónia, os mil palacetes de fachadas coloridas e igrejas rococó que ornam a paisagem de Lisboa, menina e moça em constante reinvenção...

- Fala sério? Lusofonia é ISSO TUDO?

- Não, meu amigo, a Lusofonia não é só isso! A lusofonia és tu, que ao quereres saber, alargas a definição, incluindo as tuas sensações, memórias, experiências, emoções... E cada pessoa que se interessar, falar, se interrogar sobre os limites e fronteiras da Lusofonia, estará apenas a ampliá-la, a provar quão infinita ela é. Se a Língua Portuguesa é uma Pátria como escreveu Fernando Pessoa, a nossa Pátria comum, a Lusofonia é a sua História. E por definição, a História está em curso, continua a ser escrita hoje, aqui, agora.

Que tal escrevermos uma linha também?

email: geral@conexaolusofona.org

lundi 6 décembre 2010

Perigo voador bem identificado?


-"EPA! O avião da TAAG voltou pra Lisboa pouco tempo depois de ter descolado! Parece que estavam a cair peças, o mambo tava mesmo mal!"
-"Mas qual é o avião? assim é um katuko-tuko de 1900 e wawé, né?"
-"Nada, é mesmo o 777 novinho, o único da TAAG q pode voar pra Europa!"
-"AH! Então isso foi maka de manutenção, a TAAG mesmo num tá nem aí pra esses mambos! É só chegar, descarregar, recarregar e tá voar!"
-"Mas parece que a manutenção do avião da TAAG que vai pra Europa é feita por uma empresa portuguesa..."
-"Ah! Mano, num sei... mas de qualquer maneira, a TAAG tá sempre a dar bandeira! Se num é nos atrasos é nos preços, ou fazem overbooking depois as pessoas num viajam... nem vamos falar do serviço a bordo... uma vergonha! Sério, mano... Eu mesmo NÃO VIAJO NA TAAG! Num tou pra me sujeitar a isso! Único vôo que o check in abre tipo 5 horas antes da hora, e mesmo assim tens que tar lá a lutar... e dentro do tal avião o pessoal num quer saber de ti pra nada! Aquelas "aerovelhas" parece que tão ta fazer um favor a falar contigo!... Nada, vou mesmo na TAP ali mesmo tá fodido!"
-"Inda por cima se agora até risco de vida corremos, tasse mal! Aquilo são caixões voadores!"


..................................................


Conversas como esta aconteceram e acontecerão ainda mais nos próximos dias, já que hoje de manhã o avião da TAAG teve o problema que teve, e foi forçado a voltar pro aeroporto de onde saíra minutos atrás... Não se sabe ao certo o que originou tal problema, apenas que os investigadores da Agência Internacional de Aviação Civil estão em cima do problema. Antes de tirarmos as nossas ilações com base em rumores e especulações, vamos agradecer, especialmente quem tinha um parente, familiar ou amigo dentro daquela aeronave. Agradecer que estejam todos vivos e sãos. E esperar pelos resultados das investigações antes de tirar ilações. Não esquecendo porém que TODAS as companhias aéreas estão sujeitas a problemas com os seus aviões, independentemente do País de origem. E vale mais que se detecte antes do drama do que esperar que ele aconteça pra depois atirar culpas. Havemos de voltar a este tema.